Estudo aponta ainda que 50% das empresas que tiverem comunidades deixarão de investir na relação empresa x cliente.
Pesquisa do Gartner divulgada nesta quinta-feira (09/10) aponta que, em 2010, mais de 60% das empresas do ranking Fortune 1000, que já contam com web site, terão algum tipo de comunidade online como ferramenta de comunicação com seus clientes. De acordo com o instituto de pesquisa, para fazer novos negócios com a crescente "Geração Virtual", as empresas terão de oferecer, ou então conectar-se, a aplicações sociais para atrair clientes com informações sobre o que precisam para conduzi-los em direção a produtos e serviços.
Em comunicado divulgado à imprensa, Adam Sarner, analista do Gartner, disse que um benefício-chave da criação de uma comunidade é a quantidade de informações que uma organização pode obter sobre sua base de clientes, que podem ser utilizadas a curto e longo prazo como relacionamento com os mesmos. O analista disse ainda que os dados podem ser obtidos e usados para o desenvolvimento de produtos, feedback de clientes, fidelização, gestão, segmentação de cliente, campanhas e a satisfação dos consumidores ou de colaboradores. Esta riqueza de informações pode ser utilizada de forma comercial ou individual.
No entanto, o instituto alerta que formar uma comunidade online não é uma iniciativa livre de desafios. O Gartner prevê que, até 2010, mais de 50% das empresas que tiverem uma comunidade online vão deixar de focar em cliente e empresa, deixando de investir nesses dois valores. Para acabar com este problema, as organizações terão novas competências para atender às necessidades da Geração Virtual.
Fonte: Computerworld
0 comentários on "Gartner: mais de 60% das empresas terão comunidade online até 2010"
Postar um comentário