quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Intel pede explicações sobre planos de divisão da AMD em duas

Postado por Admin às 9.10.08

Advogados da Intel estão avaliando se a divisão em duas unidades da AMD pode acabar com o antigo acordo de licenciamento entre as companhias.

Na terça (07/10), a AMD anunciou planos de se dividir em duas: uma fabricante de chips e em outra focada no desenvolvimento de processadores chamada Foundry. Acontece que a rival Intel está tentando evitar o acordo.

"Nós certamente temos que avaliar [o acordo]," disse o porta-voz da Intel Chuck Mulloy. "Pode certamente ser uma mudança no cenário competitivo."

Mulloy explicou que a Intel e a AMD entraram em acordo sobre patentes desde 1976. Entre outras coisas, o último pacto assinado em 2001 define que a AMD pague royalties para a Intel para a utilização da arquitetura x86.

"A Intel tem dúvidas sérias sobre a divisão da AMD no que diz respeito ao acordo de licenciamento," disse Mulloy, que não divulgou quanto a AMD paga em royalties para usar a arquitetura x86. "Nós não temos informações suficientes. Vamos avaliar. A Intel tem uma obrigação para os seus acionistas de proteger a sua propriedade intelectual."

Drew Prairie, porta-voz da AMD, disse ao Computerworld que os executivos dedicaram profunda atenção às restrições dos vários acordos de licenciamento ao decidir pela separação.

"Nós analisamos isso. O projeto [de separação] foi feito de uma forma que atendesse os acordos de licenciamento para garantir que a Foundry seja capaz de produzir todos os produtos da AMD.", disse.

Segundo Mulloy, a AMD não entrou em contato com a Intel para falar sobre os acordos de licenciamento antes de anunciar o spinoff. Ele acrescentou que a Intel também não procurou a AMD.

A Foundry vai ser de propriedade da AMD e da ATIC, que é do governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Com investimentos de 2,1 bilhões de dólares da ATIC, a Foundry vai assumir cerca de 1,2 bilhões de dólares de dívidas da AMD.

Para analistas, a separação pode fazer a AMD novamente uma ameaça contra a Intel.

"É como a antiga AMD depois de passar por um SPA. Eles voltaram mais fortes financeiramente e em melhor forma. É como ter um tio rico que vai ajudar," resumiu Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group.

Fonte: Computerworld

0 comentários on "Intel pede explicações sobre planos de divisão da AMD em duas"

Postar um comentário

 

© 2009 Baixim downloads | Melhor visualização 1024x768 e o Browser Firefox