Hábitos de consumo de tecnologia do consumidor brasileiro são revelados pela primeira vez em pesquisa online da Intel.
Do momento em que se decide comprar umcomputador novo até fechar a compra propriamente dita, o consumidor brasileiro leva – em média – 18 dias. É o que mostra a Stretegic Oxygen, pesquisa online realizada pela Intel e que, pela primeira vez, foi feita no Brasil.
O levantamento foi feito com 400 pessoas (classes A e B), que compraram um computador novo nos últimos 12 meses ou que devem comprar sua próxima máquina em até seis meses. No caso de pessoas com algumconhecimento técnico, esse prazo é reduzido, na média, para 13 dias. O estudo Stretegic Oxygen foi divulgado nesta sexta-feira (12/09), durante o Intel Editor’s Day 2008.
Dois fatores são marcantes na decisão da compra: promoção e obsolescência (ou quebra) do equipamento atual, ambas sendo apontadas por 25% dos pesquisados.
O estudo mostra que a internet é o principal veículo de pesquisa, sendo usada por 62% dos consumidores para buscar informações sobre equipamentos de tecnologia – ainda que 93% deles prefiram ir às lojas para ver o equipamento “ao vivo” (81% nos EUA), sendo que apenas 19% destas aquisições são feitas pela web (percentual maior do que os consumidores mexicanos, 11%). E no caso da compra em lojas físicas, grandes redes varejistas são a escolha de 59% dos compradores.
Os homens (63% da amostra) são os consumidores que mais compram por impulso, embora a compra efetiva seja realizada na maior parte das vezes pelas mulheres (55%).No processo de venda, os vendedores são utilizados por 23% dos compradores como fonte de informação, apesar de as informações nem sempre serem confiáveis.
Oscar Clark, presidente da Intel no Brasil, ilustra isso ao relatar uma visita que fez a uma grande loja de varejo na Região do ABC Paulista, a respeito dos PCs à venda. “O vendedor me disse que tinha computadores com processadores Celeron, da Intel; Athlon, da AMB; e Pentium, da Microsoft”, lembra Clark.
O preço do equipamento continua tendo grande importância na decisão da compra. De acordo com a pesquisa da Intel, 71% dos respondentes afirmaram definir um orçamento antes de escolher o equipamento. Destes, 43% conseguem efetivar a compra dentro do valor definido, 24% gastam menos e 33% acabam gastando mais do que o previsto.
Fonte: Computerworld
0 comentários on "Brasileiro gasta, em média, 18 dias para comprar computador"
Postar um comentário