IBM Spoken Web destina-se a países emergentes com menos acesso a PCs e internet.
A IBM está testando uma web baseada em voz batizada de "Spoken Web" para tornar a informação acessível a usuários que não são capazes de ler ou escrever, ou que não tenham acesso à internet.
O projeto Spoken Web, liderado pelo laboratório de pesquisa da IBM na Índia (IRL, na sigla em inglês), quer aproveitar a rápida proliferação dos telefones celulares em países emergentes como a Índia.
A tecnologia Spoken Web irá permitir a comunidades locais criarem e disseminarem conteúdos relevantes localmente, e interagir com sites de comércio eletrônico usando as palavras ditas no telefone ao invés de escrevê-la, disse Banavar.
Usando tecnologias como o VoiceXML e HSTP (hyper speech transfer protocol), o Spoken Web reflete a rede mundial em uma rede de telecomunicação onde as pessoas podem criar e navegar em 'VoiceSites' que têm suas próprias URLs, acessar 'VoiceLinks' e conduzir transações comerciais, de acordo com a IBM.
A tecnologia é praticamente uma "world wide telecom web" de VoiceSites, que podem ser pensadas como sites acessíveis por meio da voz, e os quais estão localizados numa rede de telefonia, ao invés da internet, acrescentou Banavar.
Usuários podem acessar a web baseada em voz discando para um número gratuito, por várias vias, como o sistema de reconhecimento de voz ou o tom de discagem do aparelho. Os VoiceSites também podem ser criados pelo telefone, usando um conjunto de modelos no servidor.
A rede de VoiceSites podem potencialmente ser ligados à internet, mas os sites na web devem ser convertidos para interfaces que suportem fala via VoiceXML e para o modo como o conteúdo é desenvolvido e vai para o ar, diz Banavar.
O laboratório de pesquisa espera que sua tecnologia seja relevante para uma variedade de usuários que procuram por informação e querem se envolver em transações.
Esses incluiriam agricultores que precisam pesquisar preços de commodities, pescadores com necessidade de informações sobre o tempo antes de ir para o mar, encanadores oferecendo seus serviços e empresas de varejo, como mercearias, que podem listar produtos, oferecer pedidos, ter anúncios direcionados e personalizados, ou configurar lembretes, disse a IBM.
Obter uma Spoken Web intalada e em funcionamento, porém, exigirá a participação de grande número de empresas e agências, inclusive as oferecendo serviços financeiros.
A IBM investiu na Spoken Web devido ao uso de PCs não ser tão prático em determinados países porque computadores custam mais caro. Além disso, a penetração da internet é baixa em muitos locais, disse Banavar. Muitas pessoas nesses países também não sabem ler e escrever.
A IBM já está fazendo testes do Spoken Web com alguns provedores de serviços móveis não revelados na Índia, inclusive com associações que trabalham com usuários deficientes visuais. A estratégia da comercialização da tecnologia na Índia e outros mercados será feita pelos grupos empresariais da IBM.
Fonte: IDG Now
0 comentários on "IBM faz testes por web baseada em voz"
Postar um comentário