sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Paint.Net dá um upgrade no Microsoft Paint

Postado por Admin às 16.1.09



O programa começou como um projeto de estudantes da Washington State University usando o pacote .Net Framework, da Microsoft, e suas boas bibliotecas de tratamento de imagens. A idéia era criar uma alternativa ao Paint, que vem com o Windows. Depois de concluído o projeto, os desenvolvedores, já formados, continuaram a lançar novas versões do Paint.Net.

Como editor de imagens, ele não vai substituir o Photoshop, claro. Mas permite edição avançada de imagens sem gastar nada. O Paint.Net traz, por exemplo, o recurso de edição em camadas, um dos itens que diferenciam um editor de imagens completo de um aplicativo simples para leigos. Também inclui níveis infinitos de desfazer e refazer, filtros prontos, ferramentas de pintura e efeitos artísticos.

O principal ponto forte do Paint.Net é sua interface. Desde a primeira versão do software, o visual do programa foi modificado, mesclando a facilidade de editores simples, como o Paint do Windows, com as ferramentas de edição encontradas em programas como o Photo Paint, da Corel.
O Paint.Net pode substituir o Paint como o software usado ao escolher a opção Editar, quando se clica com o botão direito do mouse em uma imagem. É uma troca praticamente sem perdas, pois o Paint.Net não é muito mais pesado que o utilitário do Windows e conta com muitos recursos a mais.

Um ponto fraco do programa é que ele não abre nativamente arquivos em formatos como o PSD, do Photoshop, e o CPT, do Corel Photo Paint. Para continuar uma edição em camadas iniciada num desses programas, o usuário terá de salvar e carregar cada camada separadamente ou usar um plug-in que converte arquivos PSD com limitações.

A edição em camadas é um tanto primitiva. Não é possível criar camadas de ajuste, por exemplo. E não há uma maneira de visualizar duas ou mais imagens ao mesmo tempo na janela do aplicativo. Para quem quiser mais recursos, o programa tem suporte a plug-ins, com cerca de 140 opções disponíveis no site do fabricante. O Paint.Net é completamente gratuito e tem o código-fonte aberto, apesar de não usar a licença GPL, mas, sim, a criada pela universidade MIT.

Baixe o Paint.Net no Download INFO.

Fonte: Info Online

0 comentários on "Paint.Net dá um upgrade no Microsoft Paint"

Postar um comentário

 

© 2009 Baixim downloads | Melhor visualização 1024x768 e o Browser Firefox