Afetada pelo recesso escolar, companhia vê venda de hardware cair 23% no 4° tri e perde terceiro lugar nos EUA para Acer.
A participação da Apple no mercado norte-americano de micros caiu 16% no quarto trimestre de 2008 sofrendo impacto direto da recessão, segundo estimativa divulgada pelo Gartner nesta quinta-feira (15/01).
A Apple vendeu 1,25 milhão de máquinas nos Estados Unidos nos últimos três meses de 2008, aumento de 8% na comparação ano a ano, mas queda de 23% em relação ao terceiro trimestre de 2007.
As vendas deram à Apple a quarta posição no setor, atrás de Dell, HP e Acer.
No período, a Apple vendeu 8% de todas as máquinas nos EUA, aumento em relação à participação de 6,7% registrada há um ano.
Os dados não são totalmente surpreendentes já que a Apple registra uma queda histórica em dezembro quando suas fortes vendas escolares caem naturalmente pelo recesso nos colégios e faculdades.
Ainda assim, a empresa bateu a média do mercado, que caiu 10,1% em vendas, algo que Dell e HP, na liderança do ranking de receita, não conseguiram.
As vendas estimadas da Dell no período, por exemplo, caíram 16,4% comparadas ao mesmo período um ano antes, enquanto as da HP caíram 3,4%.
Quem deve comemorar os resultados é a Acer que, ao ver suas vendas aumentarem 55% no ano a ano, atingiu 15,2% do mercado dos EUA e tirou a Apple do terceiro lugar.
O analista do Gartner, Mikako Kitawaga atribuiu o sucesso da Acer às vendas de netbooks com preços menores, setor que cresceu 20% na comparação seguida entre os trimestres.
Os resultados da Apple poderiam ser melhores, diz o analista, se ela tivesse aproveitado o crescimento do setor de netbooks. Kitawaga também afirmou que tem "uma dúvida se os preços da Apple estão sendo aceitos por consumidores".
Fonte: IDG Now
0 comentários on "Apple perde participação no mercado dos EUA com queda de 23% nas vendas"
Postar um comentário