Se a alta na moeda persistir, os preços destes itens podem ser impactados, opina coordenador do IPC-Fipe. A crise no mercado financeiro mundial, que elevou a cotação do dólar acima do patamar de 1,80 real nesta segunda-feira (15/09), pode ter efeitos sobre os preços de computadores e celulares, que vinham caindo no Brasil. Contudo, a queda pode ser freada se a cotação do dólar se estabilizar em um patamar acima da média de 1,60 real, que vinha sendo registrada. “Se o dólar se estabilizar entre 1,80 real e 1,90 real, isso deve refletir em variação positiva dos preços”, diz o coordenador. Os custos de produção de equipamentos eletroeletrônicos - como os computadores e celulares, entre outros - sofrem o impacto da variação do dólar, uma vez que estes produtos utilizam componentes importados como matéria prima. Já a base de celulares em uso no Brasil passou de 135 milhões em julho, segundo dados da Anatel. Fonte: IDG Now
O mercado financeiro está agitado, após o pedido de concordata do banco Lehman Brothers e a venda do grupo de investimentos Merrill Lynch. As bolsas no mundo todo sofreram forte queda.
Segundo o professor Ivaldo Comune, coordenador do IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), os preços de computadores sofreram queda de quase 12% desde o início do ano até a última semana de agosto. Já os celulares tiveram queda de 12,5% no mesmo período.
Na prática, computadores e celulares podem ficar mais caros. Comune ressalta, contudo, que os efeitos só poderão ser medidos a longo prazo. “Não é de hoje para amanhã, tem que persistir”, enfatiza ele.
No último trimestre, as vendas de PCs no mercado brasileiro foram de 3,1 milhões, estima a Positivo Informática, com base em dados da IDC Brasil. O volume representa uma alta de 40,9% em relação aos 2,2 milhões de PCs vendidos no segundo trimestre de 2007.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Dólar alto pode afetar preços de PCs e celulares, que caíram 12% em 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "Dólar alto pode afetar preços de PCs e celulares, que caíram 12% em 2008"
Postar um comentário