Relatório que será entregue ao novo presidente dos Estados Unidos em dezembro traz as tecnologias que causarão impacto ao país até 2025.
Em dezembro, o novo presidente dos Estados Unidos vai receber um relatório detalhando ameaças ao país, incluindo uma lista de tecnologias emergentes que devem gerar impactos em todo o mundo. Chamado de Global Trends 2025, o estudo foi preparado pelas agências de inteligência americanas.
O documento faz uma avaliação não muito positiva, com alertas sobre desafios econômicos, envelhecimento da força de trabalho, mudanças climáticas e adversários dos Estados Unidos, segundo informações passadas por Thomas Fingar, deputado e diretor do Office of the Director of National Intelligence, órgão que está acima de todas as agências de inteligência, durante uma palestra ministrada em Orlando.
A expectativa é que o documento a ser entregue ao presidente americano aborde as principais tecnologias que causarão degradação ou realce em algum dos elementos de poder dos Estados Unidos até 2025, as chamadas tecnologias disruptivas. Estes elementos podem ser geopolíticos, militares, econômicos ou sociais.
Uma prévia do relatório foi divulgada em abril pelo Conselho Nacional de Inteligência. Nela constam seis tecnologias com esse potencial:
1- Biogerontechnology: envolve tecnologias que melhoram o tempo de vida. Se as pessoas estão vivendo mais e com mais qualidade, as nações terão de desenvolver novas políticas sociais e econômicas para essa população mais velha.
2- Sistemas de armazenamento de energia: células de combustível e ultracapacitadores devem substituir os combustíveis fósseis.
3- Tecnologias de carvão limpas: aumenta a eficiência na geração de energia e reduz a poluição.
4- Biocombustíveis: vão reduzir o consumo de gasolina.
5- Robôs: têm o potencial de substituir humanos em várias indústrias, desde militar até saúde.
6- Massificação da Internet: ela estará presente em objetos diários, como pacotes de comida, móveis e documentos em papel. Também vai moldar as cadeias de suprimentos, cortar custos e diminuir a dependência de trabalho humano.
Fonte: Computerworld
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Agências de inteligência dos EUA listam tecnologias impactanteseu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "Agências de inteligência dos EUA listam tecnologias impactanteseu"
Postar um comentário