segunda-feira, 28 de julho de 2008

Calculadora da graduação: Veja se vale a pena se formar em TI

Postado por Admin às 28.7.08

No momento de decidir por um curso de graduação, o futuro profissional deve avaliar diversas questões. Uma delas é o retorno financeiro.

A idéia de Gustavo Cerbasi, sócio-diretor da empresa de planejamento financeiro Cerbasi & Associados, é simples: o retorno do investimento curso superior é medido ao comparar o preço total e o salário médio de um profissional formado.

Assim, é possível saber em quantos meses o aluno terá o ROI da educação. Cerbasi afirma que só é razoável o investimento em educação se o retorno chega em até dois anos. "Caso contrário, é melhor investir em imóveis, por exemplo", diz.

Combinando essa idéia com os valores dos salários praticados no mercado brasileiro, definido por pesquisa da consultoria Lopes & Borghi, o COMPUTERWORLD listou alguns cursos em várias faculdades para identificar o retorno financeiro.

Um administrador de banco de dados, por exemplo, começa ganhando 1,8 mil reais por mês. Em dois anos, um aspirante a profissional pode concluir o curso de Tecnologia em Banco de Dados da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) por 787 reais mensais. Em menos de um ano, esse profissional paga o investimento e já recebe os lucros.

Se ele optar pela graduação tradicional e partir para a administração de banco de dados, o retorno do investimento da graduação vai demorar o dobro. Nesse caso, quem cursou a graduação em 4 anos não tem perspectivas de ganhar mais do que o outro estudante que é formado em cursos de dois anos.

Para um estudante de Ciência da Computação da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) trabalhar como administrador de banco de dados não compensaria o investimento. Como o curso tem duração de quatro anos e custa 905 reais por mês, para recuperar o valor gasto seria necessário, pelo menos, 27 meses (considerando o menor salário inicial). O mesmo curso na PUC de São Paulo custa um pouco mais: 953 reais.

Cenário melhor em outras funções
Outras atividades na área, é verdade, apresentam uma melhor situação. Um analista de sistemas pleno começa ganhando 3,4 mil reais, valor suficiente para pagar o curso da PUC em pouco mais de um ano.

Ao mesmo tempo, é possível se formar tecnólogo em análise de sistemas, curso de apenas dois anos, na Faculdade IBTA pagando 730 reais por mês. Em apenas um semestre de trabalho o investimento já estará pago.

A possibilidade de se formar em menos tempo faz da análise de sistemas o melhor investimento, tomando como base a pesquisa da Lopes & Borghi. Outras profissões até pagam melhor, mas acabam esbarrando no custo da formação.

Um arquiteto de soluções, por exemplo, começa ganhando 6,8 mil reais. Mesmo assim, o profissional levaria mais tempo para pagar o curso de Engenharia da Computação da Fiap, por exemplo, que tem duração de cinco anos e custa 980 reais por mês.

A pior opção para um recém-formado é trabalhar como analista de help desk. Mesmo considerando o maior salário, levaria quase dois anos para pagar um curso de Ciência da Computação na FEI. O salário inicial, de 1 mil reais, não pagaria em tempo razoável nem os cursos de tecnólogo.

Esse cálculo serve para dar uma idéia do valor que se obtém ao encarar uma faculdade de tecnologia. Porém, não leva em consideração outros resultados que não se refletem em números, como os contatos adquiridos durante o curso e a consolidação do profissional no mercado.

De qualquer forma, se quiserem contar com profissionais mais qualificados, as empresas de TI precisam começara a investir ou em aumentar os salários iniciais da categoria, ou em mostrar que, num prazo mais longo, o profissional poderá ter um retorno satisfatório caso decida investir em cursos de bacharelado.

Fonte: Computerworld

0 comentários on "Calculadora da graduação: Veja se vale a pena se formar em TI"

Postar um comentário

 

© 2009 Baixim downloads | Melhor visualização 1024x768 e o Browser Firefox