O código malicioso, identificado por Troj/Qhost-AC, está disseminado dentro de pacotes de arquivos de filmes, músicas e aplicativos compartilhados em redes P2P.
Quem baixa um pacote infectado, tem a configuração de seu browser e seu cliente de torrent (Utorrent, por exemplo) reconfigurados, de forma o acesso a dois dos mais populares serviços de P2P, o Mininova e o The PirateBay ficam inacessíveis.
Segundo a Sophos, o malware não espiona os computadores infectados, apenas faz uma brincadeira com os usuários. Ao tentar acessar os serviços de P2P, o browser executa um arquivo de áudio enviado junto com o cavalo-de-troia que diz “downloading is wrong”.
Para corrigir o problema causado pelo código, o usuário deve reconfigurar seu navegador e cliente de torrent. De acordo com a empresa que descobriu o vírus, o The Pirate Bay já tomou cuidados de segurança para impedir que estes códigos sejam publicados dentro de pacotes de torrent.
Os serviços de P2P recomendam que os usuários leiam os comentários dos usuários antes de baixar um arquivo.
A ideia é usar os alertas gerados pela comunidade de usuários para evitar que arquivos falsos ou com códigos maliciosos sejam compartilhados entre usuários.
Fonte: Info Online

0 comentários on "Vírus bloqueia acesso a Mininova e PirateBay"
Postar um comentário