Os ultraportáteis terão grande aumento de vendas em 2009, mas tal crescimento não será suficiente para cobrir a queda na demanda de computadores causada pela crise financeira mundial, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IDC e pelo Gartner na quarta-feira (14/01).
Vendas de netbooks totalizaram 10 milhões em 2008 e este número deve dobrar este ano, afirma o estudo. Mas o crescimento terá pouco impacto sobre a desaceleração - e até mesmo queda - nas vendas dos PCs em geral, inclusive laptops tradicionais e desktops.
O IDC define como netbooks os dispositivos com tela entre 7 e 12 polegadas e que operem completamente um sistema operacional comum.
Nem mesmo o novo Windows 7 irá melhorar o cenário das vendas de PC tanto quanto se espera sempre que há lançamento de um novo sistema operacional. Enquanto as empresas, como sempre, adiam a adoção até que os principais bugs sejam reparados, os consumidores finais provavelmente irão esperar até que a economia volte a se recuperar, disse Doug Bell, analista do IDC.
Após seis anos consecutivos de crescimento, a venda mundial de computadores cairá 0,4% em relação ao ano passado.
O principal consenso no mercado é de que as empresas diminuirão drasticamente seus gastos com TI, afirma Bell. Já o usuário final irá optar por PCs mais baratos, como os ultraportáteis que custam entre 300 e 500 dólares.
Fonte: Computerworld
0 comentários on "Ultraportáteis não salvarão mercado de PCs neste ano, diz IDC"
Postar um comentário