A Asus anunciou nesta quarta-feira (28/01) que começou a fabricar notebooks no Brasil, para os quais oferece suporte e rede de assistência técnica. Trata-se de uma mudança na estratégia da empresa, tradicional fabricante de notebooks e placas-mãe que até agora não mantinha canal de vendas oficial no País.
Tanto a fabricação quanto a rede de assistências técnicas são terceirizadas para a Visum e Computeasy, respectivamente, ambas de Curitiba (PR). Já o suporte técnico é próprio, com equipe contratada pela empresa no mercado brasileiro.
São quatro produtos que começaram a ser produzidos esse mês no Brasil. O Eee PC 1000H, netbook com tela de 10,2 polegadas, processador Atom N270, disco de 160 GB, rede Wi-Fi de 300 Mbps, 2 GB de RAM e webcam de 1,3 megapixel e bateria com autonomia nominal de 5,5 horas de duração. Equipada com o sistema Linux edição Xandros, tem preço sugerido de 1.799 reais.
A Asus também fabricará o netbook o Eee PC 904HD, que tem tela de 8,9 polegadas, processador Celeron M353, disco de 160 GB, rede Wi-Fi de 54 Mbps, 2 GB de RAM e webcam de 0,3 megapixel (VGA). Também com sistema Linux, o 904HD sai por 1.499 reais. Tanto o PC 1000HP quanto o PC 904HD pesam cerca de 1,4 quilo cada.
No segmento dos importados, a Asus apresentou o notebook G70, direcionado para gamers. Com peso aproximado de 4 quilos, tem uma configuração que impressiona: tela de 17 polegadas, processador Intel Core 2 Duo T9500 de 2,6 GHz, 4 GB de RAM, dois disco de 250 GB em RAID (aumentando desempenho) e dois chips gráficos GeForce 8700M trabalhando em conjunto para oferecer desempenho maior para jogos. Com Windows Vista Home Premium, chega por 8.499 reais.
Outra novidade importada é o Eee PC 1002HA. A configuração se compõe de processador Atom N270, tela de 10,2 polegadas, 1 GB de RAM, disco de 160 GB, rede Wi-Fi de 300 Mbps, Bluetooth, leitor de cartões de memória, sistema operacional Windows XP e webcam de 1,3 megapixel. Com um acabamento mais refinado em com alumínio escovado, custa 2.099 reais.
A Asus informa que suas motherboards também começam a ser produzidas aqui. A P5KPL-AM usa chipset G31 e suporta processadores Intel de até quatro núcleos, e seu preço é de 219 reais. Já a P5GC-MX utiliza chipset 945GC (209 reais) e suporta processadores Intel de até dois núcleos. Ainda que não introduzam nenhuma novidade tecnológicas, estas placas oferecem boa relação entre custo e benefício.
Outra placa-mãe importada é a Rampage II Extreme direcionada para o mercado de gamers. Ela também suporta processador Core i7 e utiliza chipset X58 e a principal diferença em relação a P6T é a capacidade de fazer overclock alterando a frequência de operação em tempo real, sem a necessidade de software adicional, por meio de uma pequena chave instalada na placa. O preço dessa placa é de 2.499 reais.
Na área das importadas, a Asus mostrou a placa-mãe P6T Deluxe, de alto desempenho, Já com o novo chipset da Intel, o X58, ela suporta o processador Core i7 e memória de triplo canal padrão DDR3, com menor consumo de energia, se comparada ao padrão DDR2. Além disso tem suporte a discos SAS, que podem compor uma configuração para uma workstation, pelo alto desempenho. O preço da P6T é de 1.699 reais.
Segundo o gerente de marketing da Asus no Brasil, Marcel Campos, todos os notebooks e netbooks que a empresa trouxer para o País pelo canal oficial terão teclado padrão ABNT II, estão homologados pela Anatel e que os aplicativos que acompanham os equipamentos estão em português.
Campos ressalta que o suporte e a assistência técnica serão fornecidos somente a equipamentos comprados pelos canais oficiais da Asus e serão identificados por um selo.
Fonte: Computerworld
0 comentários on "Asus começa a fabricar netbooks e placas-mãe no Brasil"
Postar um comentário