Objetivo é passar a exigir dos fornecedores que seus produtos passem a ser livres de chumbo, totalmente recicláveis e econômicos no consumo de energia.
A Universidade de São Paulo (USP) está criando um “selo verde” para compra de computadores. A novidade já foi instituída em uma licitação concluída em setembro para compra de cerca de 2 mil máquinas.
Segundo Tereza Cristina Carvalho, diretora do Centro de Computação Eletrônica da universidade, o objetivo é tornar a certificação obrigatória para qualquer fornecedor que queira participar de uma licitação da instituição. O problema, segundo a diretora, está na falta de empresas com essa capacidade.
“Nós ainda não podemos incluir essa exigência no edital. Não encontramos três fornecedores que poderiam se adequar”, explica a professora. Na USP, as licitações devem conter, no mínimo, três empresas, caso contrário, a compra pode ser impugnada, causando prejuízos à instituição.
A saída foi fazer um edital “esverdeado”. Não havia a exigência, mas sim a recomendação de entregar as máquinas completamente livres de chumbo, com todos os componentes recicláveis e com baixo consumo de energia.
Quem venceu a licitação foi a Itautec. Mesmo não sendo obrigada, a empresa garante que vai entregar os micros, o que deve ocorrer no início de novembro, com todas as exigências. “Começamos o processo (de tornar as máquinas ecologicamente corretas) há sete anos. Nossa fábrica foi toda modificada”, justifica Cláudio Vita Filho, vice-presidente da fabricante.
Tereza conta ainda que a universidade, em parceria com a própria Itautec, pretende criar um centro de descarte e reciclagem de máquinas. No momento, a iniciativa está na fase de estudos sobre viabilidade financeira. “Recentemente, fizemos um levantamento só de bens que não fazem parte do patrimônio, como mouses, e juntamos 5 toneladas de lixo”, conta a professora. Ao todo, a USP tem hoje cerca de 40 mil computadores, 15 mil impressoras e 8 mil equipamentos de rede.
O professor Dr. Gil da Costa Marques, coordenador de Tecnologia da Informação da universidade, conta que, atualmente, a instituição centraliza todas as compras em sua coordenadoria. Com isso, fica mais fácil adotar a exigência nas compras de equipamentos para todos os departamentos da USP.
Fonte: Computerworld
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
USP cria 'selo verde' para compra de PCs para a universidade
net,
Notícias,
pc,
tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "USP cria 'selo verde' para compra de PCs para a universidade"
Postar um comentário