O dólar alto, que fechou cotado a 2,20 reais nesta segunda-feira (06/10), maior patamar desde setembro de 2006, pode afetar diretamente o bolso do consumidor de tecnologia, prevê a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
"Se o dólar ficar no patamar que está hoje, certamente todas as compras do Natal terão que considerar este aumento", detalha o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, Antônio Evaldo Comune.Neste ano, os preços de produtosde diferentes categorias de eletrônicos teve queda de até 15%, segundo a Fipe.
Entres os tipos de produtos, os celulares foram os que mais caíram entre os meses de janeiro e setembro, com preços caindo 15,07%. Os computadores aparecem atrás, com deflação de 12,8%, seguido por impressoras (11,2%) e televisões (10,8%).
Com o dólar acima dos 2 reais, o preço de computadores, celulares e outros produtos eletrônicos, que têm grande quantidade de insumos importados, será reajustado para cima.
Os especialistas, no entanto, acham que ainda é cedo para prever o impacto nas vendas de final de ano, pois é preciso saber em que patamar o dólar vai se acomodar.A manutenção ou aumento da taxa cambial poderá fazer com que a deflação registrada até o mês de setembro, quando começou a turbulência no mercado internacional motivada pela crise imobiliária nos Estados Unidos, se transforme em inflação até o final do ano, com produtos custando no Natal deste ano mais do que estavam no final de 2007.
Fonte: Computerworld
0 comentários on "Fipe acredita que alta do dólar pode frear queda no preço dos eletrônicos"
Postar um comentário