quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Oracle Open World: Oracle anuncia sua primeira linha de hardware

Postado por Admin às 25.9.08

Os equipamentos, desenvolvidos em conjunto com a HP, foram projetados para oferecer alto desempenho em aplicações de data warehouse.


Um misterioso X sinalizou nesta quarta-feira a entrada da Oracle no mercado de hardware. 

Em uma apresentação para um auditório completamente lotado no último dia de keynotes do Oracle Open World, Larry Ellison, CEO da Oracle, tomou o palco para anunciar uma linha inteligente de servidores de storage batizados de HP Oracle Exadata Storage Server e HP Oracle Database Machine.

“Para garantir performance extrema é preciso pensar fora da caixa e apostar numa mudança radical de engenharia”, proclamou Ellison. Segundo o executivo, o aumento exponencial de dados armazenados nos data centers , que triplicam a cada dois anos, cria um “problema fundamental”: os sistemas de discos de armazenamento de hoje podem conter 10, 100 Terabytes em dados, mas não conseguem mover esses dados dos discos para os servidores de bancos de dados com velocidade

Há dois jeitos de resolver o problema do tráfego de dados: reduzir a quantidade de dados que circula nos dutos ou fazer os dutos maiores. Ellison garante que os novos equipamentos fazem as duas coisas

O Exadata Storage Server é um sistema de armazenamento que comporta 12 discos, cada um deles com capacidade de 1 Terabyte, controlados por dois processadores Intel de quatro núcleos e ligados ao servidor de banco de dados por dois dutos InfiniPipes, capazes de trocar dados com o servidor à velocidade de 1GB/segundo.

Os processadores Intel são usados para processar as querys do banco de dados no próprio sistema de armazenamento, usando o software de processamento paralelo da Oracle e isso reduz a quantidade de dados que precisaria ser trocada com o servidor de banco de dados. O resultado, segundo Ellison, é dez vezes mais performance se comparado com os próprios sistemas atuais da Oracle.

"Pegamos um recurso que estaria normalmente nos servidores de bancos de dados e o movemos para dentro do servidor de armazenamento perto de cada um dos discos. Ao fazer isso retiramos uma tremenda carga de dados que seria trocada entre os dois sistemas e passamos a retornar ao servidor apenas os resultados da query ao invés de grandes blocos de dados”, explicou Ellison.

O outro equipamento, o HP Oracle Database Machine, é, segundo Ellison, “o servidor de banco de dados mais rápido do mundo”. Ele consiste de um grid de oito Oracle Database Servers e pode acomodar até 14 Exadata Storage Servers em um só rack, o que lhe garante 64 núcleos de processador Intel e até 168 Terabytes de capacidade de armazenamento. O equipamento é entregue préconfigurado com software de business intelligence da Oracle e a tecnologia de Real Application Clusters.

“Ele é 1,4 mil vezes maior que o maior iPod do mercado”, brincou Ellison. Segundo ele, a versão em Linux do equipamento já está disponível e suporte para outros sistemas operacionais serão entregues ao longo do tempo. Ellison garantiu que o HP Oracle Exadata Storage Server vai funcionar com qualquer versão de banco de dados Oracle.

Ao final da apresentação, Ellison não pode fugir da sua natureza provocadora. Mostrou, num gráfico, que enquanto sua “maquina de dados” vai custar U$ 650 mil para entregar 168 Terabytes em supervelocidade empacotados em um só console, os concorrentes Teradata e  Netezza, custam duas vezes mais, entregando 43 Terabytes.

A Oracle será responsável por vender as máquinas montadas pela HP que, por sua vez, será responsável pelo serviço e suporte.

Fonte: Computerworld

0 comentários on "Oracle Open World: Oracle anuncia sua primeira linha de hardware"

Postar um comentário

 

© 2009 Baixim downloads | Melhor visualização 1024x768 e o Browser Firefox