De acordo com a Intel, processadores Xeon utilizam tecnologia de empacotamento sem halogênio, que é melhor para o meio ambiente. A Intel anunciou nesta segunda-feira (08/09) novos processadores de quatro núcleos Xeon, nos modelos L5430, X5470, X5492 e X5270, todos sem o uso de halogênio. Eles possuem velocidade no clock de 2.66GHz a 3.5GHz. Os chips da linha 5400 já estão disponíveis e o X5270 será lançado nos próximos meses. A Intel trabalha para ter empacotamento sem halogênio em toda a sua linha de chips e planeja concluir esse processo até o final de 2008. Fonte: IDG Now
De acordo com a empresa, o consumo é de 12,5 watts por núcleo no L5430, ou 50 watts no total. Já o X5270 consome 80 watts no total. No entanto, nem todos os processadores são de baixo consumo. Os chips de alto desempenho, como o X5492, consomem cerca de 150 watts - apesar do fato de que os compradores ignoram TI verde e preferem desempenho, conforme aponta uma pesquisa recente.
A Intel não confirmou como o halogênio era usado no passado, mas ele é comumente usado para retardar as chamas e colocado na resina usada para o empacotamento de alguns chips. O halogênio solta na atmosfera dioxinas (resíduos tóxicos) quando esses componentes são jogados fora ou queimados.
Os primeiros chips que não usaram halogênio foram da linha Atom, lançados no início do ano. Agora, a Intel afirma que a mesma técnica de empacotamento vai ser usada em todos os chips Xeon.
A Intel está trabalhando com outras iniciativas de TI verde. No ano passado, a companhia iniciou o projeto de solda sem chumbo (lead-free) para os chips produzidos em 45 nanômetros.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Novos chips Xeon de quatro núcleos da Intel oferecem baixo consumo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "Novos chips Xeon de quatro núcleos da Intel oferecem baixo consumo"
Postar um comentário