terça-feira, 23 de setembro de 2008

Iniciativas de TI dependem do apoio do CEO

Postado por Admin às 23.9.08

Em algumas iniciativas de TI, sucesso depende fundamentalmente do apoio do presidente da empresa.


Este parece ser o momento ideal para CIOs sentarem-se com seus CEOs e pedirem ajuda. Em épocas de clima econômico confuso, líderes de TI têm uma grande oportunidade de envolver o presidente em uma conversa para a qual  todos estão muito ocupados quando está tudo bem. 

Abaixo, cinco solitações que você deve aproveitar para fazer agora e possibilitar que TI ajude a empresa a alcançar, sustentar ou melhorar o desempenho desejado. Caro CEO...

1. Revise as prioridades de negócios. Discuta a estratégia da companhia hoje – para curto e longo prazo – com o CIO e os outros executivos. Tendo isto claro, fica mais fácil alcançarmos as metas. Quando o objetivo está confuso, podemos acabar cortando custos em áreas que mais tarde descobriremos que eram estratégicas. 

2. Use os gastos da unidade de TI como uma alavanca para o controle de custos. Enquanto o time executivo mapeia a companhia em busca de formas de economizar, o CIO deve pensar em fechar os drenos de sua unidade – consolidar data centers, criar um padrão para aplicações, adotar processos padronizados. Este é o momento de limitar a autonomia que causou a proliferação de sistemas e dificultou a gestão de informações. 

3. Centralize a compra de equipamentos e serviços. Economize com o controle centralizado de negociação de licenças, acordos de manutenção e identificação de novos fornecedores. Ou, ao menos, ganhe com a adoção de governança de arquitetura para revisão e consultoria de novas compras ou renovação de contratos. 

4. Evangelize os donos de processos. Os executivos das áreas de negócios querem acompanhar a estratégia da corporação. Mas a lealdade dos clientes é ameaçada quando cada unidade atua como uma empresa independente – com websites separados, cobrança independente e outros serviços diferenciados. Insista para que a empresa possua processos corporativos integrados e estabeleça métricas para os responsáveis que possam ser acompanhadas. Assim, será possível agilizar os projetos e melhorar a satisfação dos clientes. 

5. Envolva-se. Quando o assunto é simplificação de processos ou a busca por formas inovadoras de reduzir custos ou gerar receita, a área de TI depende do CEO. Você pode ajudar encorajando a colaboração entre executivos “concorrentes”, fazendo perguntas e participando ativamente da priorização e da tomada de decisões.

Nós, de TI, queremos ajudar – mas precisamos do apoio do CEO para ter o foco correto. E este é o momento para isso. 

Fonte: Computerworld

0 comentários on "Iniciativas de TI dependem do apoio do CEO"

Postar um comentário

 

© 2009 Baixim downloads | Melhor visualização 1024x768 e o Browser Firefox